Você já ouviu falar de Medicina Felina? Sabe de sua importância? Não?! Então vem comigo! A Medicina Felina é a especialidade destinada exclusivamente a tratar das particularidades dos gatos, tanto fisiológicas, quanto comportamentais.
Sabe-se que os felinos são uma espécie diferenciada, diferente dos cães, tanto em comportamento, que é bastante peculiar, quanto nas doenças que os acometem. Algumas diferenças básicas entre cães e gatos são sua fisiologia, a metabolização dos fármacos, doenças que os acometem e maneiras de demonstrar seus sintomas, e, o comportamento.
Citando rapidamente: cães abanam o rabo quando estão alegres, gatos o fazem quando estão irritados; gatos intoxicam mais facilmente com algumas medicações, sendo necessárias doses diferenciadas, e muitas vezes há medicações que não podem ser utilizadas na espécie.
O especialista em felinos estuda justamente estas particularidades e a melhor forma de aplicá-las no consultório, onde absolutamente tudo, desde o manejo específico até a disposição do ambiente, é pensado e voltado para o bem-estar do gato. A Medicina Felina também compreende muito bem o comportamento do seu gato, por que ele caça insetos; por que ele fica de "tocaia"; por que corre tanto a noite? São perguntas que o especialista em felinos pode responder com propriedade, podendo ajudar na harmonia da casa e da família multi-espécie.
E é por se aprofundar tanto nesta espécie maravilhosa, que este profissional é o mais apto para atender o seu gato, conseguindo detectar os menores sintomas e sinais das diversas enfermidades que acometem os felinos, mas não os caninos. Distúrbios de comportamento também podem ser trabalhados com excelência pelo especialista em felinos. (Texto por Vitória Andrade, atua como clínica geral e especialista em felinos na VetPrev)