Endocrinologia veterinária é uma especialidade em franca ascensão. Muitos dos nossos amigos de 4 patas desenvolvem endocrinopatias em uma fase mais tardia de suas vidas, sendo muito comum os tutores perceberem que há algo de errado com seu pet.

Inicialmente, procuram um clínico que através de exames físicos, exames de imagem e exames laboratoriais suspeitem de alguma endocrinopatia. É nessa hora que o endocrinologista veterinário entrará em ação, através de testes específicos e tratamento adequado da doença endócrina, que muitas das vezes estará associada com outras doenças, principalmente as de pele.

A obesidade atualmente é a doença endócrina mais frequente no dia a dia da rotina médica. Os cães tendem a viver menos e ter predisposição a outras doenças como pancreatite, desordens reprodutivas, dificuldade respiratória e de locomoção. Uma avaliação torna-se necessária para poder instituir a melhor estratégia de tratamento e investigação de doenças de base para que seu amigo tenha uma melhor longevidade.

Em segundo lugar, temos o diabetes mellitus. Se você observar que seu amigo bebe muita água, faz muito xixi, emagrece, mesmo comendo normalmente, leve-o no médico veterinário com urgência para uma avaliação. Observe sempre qualquer tipo de alteração de comportamento, para que possamos ajudar o mais breve possível.

As desordens pancreáticas normalmente vêm acompanhadas de vômitos e dor abdominal. Um exame de imagem pode ajudar muito no diagnóstico e revelar que seu animal está com pancreatite. A pancreatite muitas vezes está relacionada com uma alimentação inadequada do seu pet, incluindo as bobagens que são oferecidas na rotina diária. Somente o médico veterinário é capaz de orientar quanto a melhor alimentação oferecer ao seu amigo para evitar uma futura doença do pâncreas.

A tireóide é uma glândula que produz um hormônio que auxilia no metabolismo. Quando produz pouco hormônio, podemos estar diante de uma doença chamada hipotireoidismo, que não é uma doença tão frequente quanto de imagina. Comer pouco e engordar, letargia, procura pelo sol e doenças de pele que vão e voltam, podem ser alguns alertas que devemos prestar muita atenção. Através de exame clínico com comprovação laboratorial, podemos confirmar o diagnóstico e conduzir o tratamento da melhor forma. Nos felinos o hipertireoidismo é a desordem da tireóide mais frequente, o animal fica muito agitado, podendo até exibir agressividade, emagrecimento notório, pelagem com muita queda e apetite voraz. Acomete geralmente os animais mais idosos.

Todas as doenças endócrinas tem tratamento e controle, que nem sempre é fácil de ser executado, requerendo muita dedicação, paciência e amor. Os resultados muitas vezes nos surpreendem! Seu amigo pode ter a doença controlada e viver uma vida longa ao seu lado, mas sempre acompanhado pelo médico veterinário endocrinologista!