O termo médico dirofilariose canina é pouco conhecido, mas é possível que você já tenha ouvido falar sobre o tal verme do coração.
Trouxe para você algumas informações sobre essa doença tão séria e silenciosa que pode afetar gravemente a saúde do seu filho de quatro patas:
O que é a dirofilariose?
A dirofilariose canina, também conhecida como cardiopatia parasitária, é uma doença mais prevalente em regiões tropicais e subtropicais. É transmitida por meio da picada de mosquito, cujo hospedeiro definitivo é o cão.
É preciso tomar muito cuidado!
Embora parasitados, muitos animais podem permanecer sem sintomas por um longo período. Por isso a importância de levar seu cãozinho ao médico veterinário frequentemente para uma consulta de rotina.
Como foi citado anteriormente, costuma ser difícil saber quando o pet está com dirofilariose, já que os recém-infectados quase sempre são assintomáticos. Conforme a doença vai progredindo, no entanto, os tais sintomas de verme em cachorro mais comuns são:
- Tosse crônica;
- Intolerância ao exercício;
- Fraqueza;
- Taquipneia (respiração acelerada);
- Dispneia (respiração rápida e curta);
- Perda de peso.
É claro que, quanto antes for diagnosticada a doença, mais rápido e eficaz será o tratamento. No caso do verme do coração, diversos exames podem ser feitos para identificar o parasita. Entre eles:
Ecocardiograma;
Análises de amostras sanguíneas no microscópio.
E o que fazer para prevenir?
O melhor remédio para qualquer doença ainda é a prevenção, e o mesmo serve para a dirofilariose. O ideal é impedir que o cãozinho seja picado pelo mosquito, e uma boa notícia é que, hoje em dia, já existem injeções que podem proteger o seu pet por até 12 meses, como a Pro-Heart.
Outra boa notícia é que as lojas já contam com diversos produtos repelentes que são seguros para os nossos cães. Entre as opções estão:
- Coleiras à base de deltametrina (inseticida piretroide);
- Pipetas para serem usadas sobre a pele;
- Repelentes para a casa, entre outros.
Esse conteúdo foi útil para você?
Aproveita e já compartilha com quem precisa saber sobre a diro!