FIV e FeLV: Você que é gateiro, já conhecia essas duas doenças felinas virais?

Vem cá, deixa eu te contar um pouco sobre elas e te dar algumas dicas de cuidados especiais caso seu gatinho seja positivo!

A FIV e a FeLV, conhecidas popularmente como “AIDS” e “leucemia” felina, são enfermidades que assustam mesmo, já que não têm cura, mas, entendendo melhor sobre elas, você poderá preveni-las e ajudar seu felino a ter uma boa qualidade de vida.

A FIV é a doença causada pelo vírus da imunodeficiência felina, que compromete o sistema imunológico do gato.

Já a FeLV é a leucemia felina, também causada por um vírus que pode ser transmitido por meio de secreções como: saliva, fezes, leite e urina de gatos infectados.

Como descobrir se meu gato é positivo para FIV ou FeLV?

As duas doenças podem ser assintomáticas no início. Mas vale prestar atenção em sinais como:

  • Febre;
  • Aumento dos gânglios;
  • Dificuldade respiratória;
  • Anemia, entre outros.

OBS: Para ter o diagnóstico de ambas as doenças, é preciso fazer exames de sangue específicos solicitados por um médico veterinário.

E quais são os cuidados necessários?

O ideal é prevenir a infecção nos seus gatinhos, principalmente porque ainda não existem vacinas para os vírus da FIV no Brasil e a vacina para FeLV disponível não garante total proteção, além de só poder ser administrada em gatos que não tenham o vírus. Mas se o seu gato se infectar, não entre em desespero!

Procure cuidar da saúde geral de seu felino! Esteja atenta para que ele não passe por muitas situações de estresse e faça acompanhamento com o veterinário regularmente;

Tanto o vírus da FIV quanto da FeLV são transmitidos exclusivamente entre gatos. Por isso, se você tem dois felinos e descobriu que um deles é positivo para FIV ou FeLV, separe tudo: os potes de ração, de água e a caixa de areia!

É importante que os animais sejam castrados para que não haja problemas de fuga, possíveis cruzamentos e infecção de outros gatos.

Gostou do conteúdo?

Já aproveita e compartilha com quem precisa saber dessas dicas, e me conta nos comentários: seu gatinho é testado?