Hoje, eu começo a nossa semana trazendo para vocês um briefing muito importante sobre a rotina que costumo recomendar aos responsáveis para um manejo adequado e saudável dos pugs.

Essa raça requer cuidados diferenciados, porém nada impossível de ser colocado em prática no dia a dia.

Como uma das maiores preocupações dos responsáveis é com a obesidade, coloquei logo no topo os principais cuidados necessários para ajudar a evitar e combater esse problema, porque - afinal - não é normal um pug ser redondo, gordo e respirar mal! Eles são gulosos e esfomeados por natureza, e tendem a ficar gordos porque pressionam por comida e acabam ganhando na insistência.

Outra recomendação que deixo aqui é: Sigam sempre a orientação de um médico veterinário da confiança de vocês.

Agora, vamos aos 7 Cuidados com pugs que você precisa saber:

Controlar os horários de alimentação do pug, sempre obedecendo a quantidade estabelecida para a raça, conforme o peso do cãozinho e sob a orientação do seu veterinário de confiança, resistindo ao pidão profissional.

Pesar a ração. Para controlar as calorias, nada mais indicado do que utilizar uma balança de cozinha. Esse é um item obrigatório para quem tem um pug.

Evitar dar petiscos muito calóricos e industrializados. Dê preferência aos petiscos naturais pouco calóricos, quando estiverem pedindo comida.

Levar para passear, no mínimo duas vezes por semana, faz eles ficarem felizes e mais comportados em casa. Mas verifique antes com o veterinário do seu pet qual o tempo mais indicado e evite passear nos horários de muito calor.

Trocar a água pelo menos três vezes ao dia, servindo ela mais geladinha, principalmente no calor.

Escovar com a escova Furminator (tamanho M) de duas a três vezes por semana. Esse processo ajudará a reduz em até 80/90% a queda de pelo.

Manter a saúde oral do pug, realizando escovação dentária, diariamente, utilizando escovas e cremes dentais prescritos pelo veterinário dentista. Além disso, é recomendada a avaliação odontológica feita pelo médico veterinário, uma vez por ano.

Conhece alguém que precisa ler esse conteúdo? Então compartilha esse post, ok?