Pode até não parecer, mas assim como nós, os cães possuem restrições e intolerância alimentar, mesmo que comam quase tudo que nós oferecemos a eles.
Existem certos alimentos tóxicos para cachorros que devem ser descartados da alimentação dos nossos peludinhos.
E quais são alguns desses alimentos?
Cebola:
O primeiro dos alimentos proibidos para cachorro, a cebola possui alta dose de alicina e pode provocar anemia. Quando frequente pode causar até problemas gastrointestinais!
Café, chá e chocolate:
Todos eles tem uma substância chamada metilxantina, estimulante que atua diretamente no sistema nervoso central do cachorro, e são tóxicos quando consumidos em grandes quantidades.
Uvas e passas:
Ambas são ricas em ácido linoleico e outros ácidos que provocam insuficiência renal.
Adoçante artificial (xilitol):
É um tipo de adoçante presente em balas, chicletes, cereais, etc. Alimentos com alto teor dessa substância podem desencadear alterações no fígado!
Sementes e caroços de frutas:
Caroços de frutas como pêssego, ameixa, manga, abacate e avocado com frequência podem causar obstrução gastrintestinal se ingeridos.
Abacate:
Apesar dos diversos benefícios do abacate na nossa alimentação, para os cães, ele é considerado um alimento tóxico e até mesmo fatal.
Em caso de ingestão dos alimentos citados acima, o responsável deve contatar imediatamente o médico veterinário de sua confiança. Dependendo do contexto, ele recomendará uma consulta com urgência e exames para avaliar se houve algum prejuízo à saúde do seu filhote.
Vocês sabiam disso? Me conta aqui nos comentários e compartilha com quem também precisa saber!